quarta-feira, 19 de julho de 2023

Planos de Aulas

Semana 1

Professora: Kíssila Eleonora Alves Magalhães de Mello

Turma: 1ºAno do Ensino Médio

Semana: 1ª

Título: Empreendedorismo de Frida

Tema do componente curricular: O QUE É EMPREENDEDORISMO?

Objetivos a serem alcançados no período indicado: Despertar nos estudantes atitudes empreendedoras, criando condições para análise do empreendedorismo da pintora Frida Kahlo, proporcionando o autoconhecimento, a autovalorização e contribuindo para o desenvolvimento das competências e habilidades cognitivas e emocionais.

Recursos necessários e descrição de como serão aplicados: Notebook, Datashow e Chromebooks. A aula será apresentada com notebook e Datashow. E os alunos usarão os Chromebooks para acessar o Blog.

Nome e descrição da metodologia escolhida: Metodologia Ativa Analítica- Aprendizagem Baseada no Problema - É um estudo de caso- O empreendedorismo através da análise da vida de Frida Kahlo.

Descrição da proposta de abertura da aula: A aula começará com apresentação do calendário de aula e dos conteúdos que serão trabalhados.

Descrição detalhada de como será a aula:

-Apresentação do calendário de aula e dos conteúdos que serão trabalhados.

-Explicar através de Notebook e Datashow o conteúdo básico sobre- o que é empreendedorismo.

-Atividade: Os alunos darão sua contribuição de empreendedores que eles conhecem.

No Blog:

- Cartaz - O que é Empreendedorismo?

- Vídeo- Apresentar o empreendedorismo da pintora Frida Kahlo e como contribuiu para a sociedade. Explicar como a artista iniciou a sua carreira. Contar a história, através de suas obras.

- Atividade: Muitas vezes o ato de empreender é visto como somente a criação de uma empresa. No entanto, esta é certamente uma visão muito simplista e equivocada. Embora o empreendedorismo venha ganhando bastante visibilidade na mídia e, até mesmo, em políticas públicas em níveis municipal, estadual e federal, pensadores vêm buscando compreender esse fenômeno e suas implicações há alguns séculos. Reflita e comente sobre a contribuição da pintora Frida Kahlo para a sociedade.

Descrição da(s) forma(s) de avaliação: A avaliação será através da participação e interação junto as atividades realizadas. Acompanhar todo o desenvolvimento dos estudantes, fazendo análise como um todo.

Descrição do encerramento da aula: Fazer uma avaliação informal com questionamento dos alunos sobre o desenvolvimento da aula como também das atividades.



Semana 2
 

Professora: Kíssila Eleonora Alves Magalhães de Mello

Turma: 1ºAno do Ensino Médio

Semana: 2ª

Título: Empreendedorismo de Frida

Tema do componente curricular: ATITUDE EMPREENDEDORA

Objetivos a serem alcançados no período indicado: Levar os alunos a apontar as atitudes empreendedoras observadas por Frida Kahlo. E apresentar os tipos de empreendedorismo.

Recursos necessários e descrição de como serão aplicados: Notebook, Datashow e Chromebook. O vídeo será transmitido pelo notebook e Datashow. E os alunos usarão os Chromebooks para acessar o Blog.

Nome e descrição da metodologia escolhida: Metodologia Ativa Analítica- Aprendizagem Baseada no Problema - É um estudo de caso- O empreendedorismo através da análise da vida de Frida Kahlo.

Descrição da proposta de abertura da aula: Apresentar atitudes empreendedoras e tipos de empreendedorismo.

Descrição detalhada de como será a aula:

-Apresentar atitudes empreendedoras e tipos de empreendedorismo.

-Individualmente os alunos deverão apresentar uma anotação sobre os tipos de empreendedorismo e como podem melhorar a sociedade e apresentar pelo menos um exemplo que considere um tipo de empreendedorismo.

No Blog:

- Cartaz – Tipos de Empreendedorismo.

- ImagemAutorretrato de Frida Kahlo é leiloado por preço recorde de R$ 191,9 milhões

Um dos autorretratos da pintora mexicana Frida Kahlo quebrou vários recordes do mercado de arte (16 de novembro de 2021) ao ser vendido por mais de R$ 191,9 milhões (US$ 34,9 milhões), o maior preço já pago pela obra de um artista latino-americano em leilão.

https://forbes.com.br/forbeslife/2021/11/autorretrato-de-frida-kahlo-e-leiloado-por-preco-recorde-de-r-1919-milhoes/

- Atividade: Aos 18 anos, qual foi o problema encontrado por Frida Kahlo? Qual foi a solução? Comente a sua ATITUDE diante do problema.

Depois de ter passado por diferentes tipos de empreendedorismo, você saberia identificar o tipo de empreendedorismo da pintora Frida Kahlo?

Descrição da(s) forma(s) de avaliação: A avaliação será realizada através de um registro produzido a partir das observações e análise da explanação dos estudantes.

Descrição do encerramento da aula: Fazer uma avaliação informal com questionamento dos alunos sobre o desenvolvimento da aula como também das atividades.


Semana 3

 

Professora: Kíssila Eleonora Alves Magalhães de Mello

Turma: 1ºAno do Ensino Médio

Semana: 3ª

Título: Empreendedorismo de Frida

Tema do componente curricular: A EVOLUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO

Objetivos a serem alcançados no período indicado: Entender e a evolução do empreendedorismo e exemplificar.

Recursos necessários e descrição de como serão aplicados:  Notebook, Datashow e Chromebooks. A aula será apresentada com notebook e Datashow. E os alunos usarão os Chromebooks para acessar o Blog.

Nome e descrição da metodologia escolhida: Metodologia Ativa Analítica- Aprendizagem Baseada no Problema -É um estudo de caso- O empreendedorismo através da análise da vida de Frida Kahlo.

Descrição da proposta de abertura da aula: Apresentação sobre a Evolução do Empreendedorismo.

Descrição detalhada de como será a aula:

-Apresentação do conteúdo usando o Notebook e Datashow- Evolução do Empreendedorismo

 No Blog: Quando Frida morreu, sua casa se transformou em um museu. Hoje em dia, com a tecnologia, nós podemos fazer uma visita ao Museu Casa Azul-Frida Kahlo, sem sair de casa. Veja que bacana! Vou deixar o link abaixo para vocês disfrutarem dessa esplêndida visita ao México! Pelo celular, baixe o aplicativo Google Arts & Culture.

-Linkhttps://www.recorridosvirtuales.com/frida_kahlo/museo_frida_kahlo.html

- Atividade- Vivemos em um mundo em contínuo processo de transformação. Por exemplo, Frida Kahlo fazia seu autorretrato através da pintura em tela. Você sabia que a selfie é um autorretrato? Atualmente, as selfies caíram no gosto popular e tomaram conta da internet, principalmente no que diz respeito às redes sociais. Mas eis que o autorretrato não é de hoje. Sabe-se que muitos pintores, como Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio e Van Gogh fizeram autorretratos, mas Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, mais conhecida apenas como Frida Kahlo, facilmente pode ser considerada a rainha das selfies. Ao todo, foram 55 autorretratos, o equivalente a 1/3 da obra da artista mexicana.  Reflita e comente sobre a evolução do autorretrato, (do antigo ao contemporâneos). O que isso representa para o empreendedorismo?

Descrição da(s) forma(s) de avaliação: Avaliação será través do diagnóstico de participação e interesse, atenção e realização das atividades propostas.

Descrição do encerramento da aula: Solicitar que os alunos deem a sua opinião sobre o conteúdo.



Semana 4

Professora: Kíssila Eleonora Alves Magalhães de Mello

Turma: 1ºAno do Ensino Médio

Semana: 4ª

Título: Empreendedorismo de Frida

Tema do componente curricular: QUEM É O EMPREENDEDOR?

Objetivos a serem alcançados no período indicado: Levar o aluno a perceber as características empreendedoras que podem ser cultivadas ao longo do processo de formação de sua identidade pessoal.

Recursos necessários e descrição de como serão aplicados: Notebook, Datashow e Chromebooks. E a aula será apresentada com notebook e Datashow. E os alunos usarão os Chromebooks para acessar o Blog.

Nome e descrição da metodologia escolhida: Metodologia Ativa Analítica- Aprendizagem Baseada no Problema -É um estudo de caso- O empreendedorismo através da análise da vida de Frida Kahlo.

Descrição da proposta de abertura da aula: Apresentar vídeos com histórias de empreendedores.

Descrição detalhada de como será a aula:

-Apresentar vídeos com histórias de empreendedores.

- Vídeo SEBRAE- Histórias de alguns empreendedores brasileiros “gente como a gente”

-Atividade em grupo- Fazer uma entrevista com um empreendedor da cidade.

No Blog:

- Vídeo- Zamba é um personagem da televisão, do género educativo, do canal infantil y juvenil argentino Pakapaka. Zamba participa de uma excursão ao Museo de Bellas Artes - Frida Kahlo

-Atividade-  Quem é a empreendedora Frida Kahlo? Assista ao video e identifique as características e atitudes da artista diante da vida.

https://www.youtube.com/watch?v=vHnqWrhXYlM


Descrição da(s) forma(s) de avaliação: A avaliação será através da participação e interação junto as atividades realizadas. Acompanhar todo o desenvolvimento dos estudantes, fazendo análise como um todo.

Descrição do encerramento da aula: Fazer uma avaliação informal com questionamento dos alunos sobre o desenvolvimento da aula como também das atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

4ª Semana- Quem é o Empreendedor?

Quem é a empreendedora Frida Kahlo? Assista ao vídeo e identifique as características e atitudes da artista diante da vida. Comente abaixo. ...