Semana 1
Professora: Kíssila Eleonora
Alves Magalhães de Mello |
Turma: 1ºAno do Ensino Médio |
Semana: 1ª |
Título: Empreendedorismo
de Frida |
||
Tema do componente curricular: O QUE É EMPREENDEDORISMO? |
||
Objetivos a serem alcançados no período indicado: Despertar nos estudantes atitudes empreendedoras, criando condições para análise do empreendedorismo da pintora Frida Kahlo, proporcionando o autoconhecimento, a autovalorização e contribuindo para o desenvolvimento das competências e habilidades cognitivas e emocionais. |
||
Recursos necessários e descrição de como serão aplicados: Notebook, Datashow e Chromebooks. A aula será apresentada com notebook e Datashow. E os alunos usarão os Chromebooks para acessar o Blog. |
||
Nome e descrição da metodologia escolhida: Metodologia Ativa Analítica- Aprendizagem Baseada no Problema - É um estudo de caso- O empreendedorismo através da análise da vida de Frida Kahlo. |
||
Descrição da proposta de
abertura da aula: A aula
começará com apresentação do calendário de aula e dos conteúdos que serão
trabalhados. |
||
Descrição detalhada de como
será a aula: -Apresentação do calendário de
aula e dos conteúdos que serão trabalhados. -Explicar através de Notebook e
Datashow o conteúdo básico sobre- o que é empreendedorismo. -Atividade: Os alunos darão sua contribuição de empreendedores que eles conhecem. No Blog: - Cartaz - O que é Empreendedorismo? - Vídeo- Apresentar o empreendedorismo
da pintora Frida Kahlo e como contribuiu para a sociedade. Explicar como a
artista iniciou a sua carreira. Contar a história, através de suas obras. - Atividade: Muitas vezes o ato de empreender é visto como somente a criação de uma empresa. No entanto, esta é certamente uma visão muito simplista e equivocada. Embora o empreendedorismo venha ganhando bastante visibilidade na mídia e, até mesmo, em políticas públicas em níveis municipal, estadual e federal, pensadores vêm buscando compreender esse fenômeno e suas implicações há alguns séculos. Reflita e comente sobre a contribuição da pintora Frida Kahlo para a sociedade. |
||
Descrição da(s) forma(s) de avaliação: A avaliação será através da participação e interação junto as atividades realizadas. Acompanhar todo o desenvolvimento dos estudantes, fazendo análise como um todo. |
||
Descrição do encerramento da aula: Fazer uma avaliação informal com questionamento dos alunos sobre o desenvolvimento da aula como também das atividades. |
Professora: Kíssila Eleonora
Alves Magalhães de Mello |
Turma: 1ºAno do Ensino Médio |
Semana: 2ª |
Título: Empreendedorismo
de Frida |
||
Tema do componente curricular: ATITUDE EMPREENDEDORA |
||
Objetivos a serem alcançados no período indicado: Levar os alunos a apontar as atitudes empreendedoras observadas por Frida Kahlo. E apresentar os tipos de empreendedorismo. |
||
Recursos
necessários e descrição de como serão aplicados: Notebook, Datashow e Chromebook.
O vídeo será transmitido pelo notebook e Datashow. E os alunos usarão os
Chromebooks para acessar o Blog. |
||
Nome e descrição da metodologia escolhida: Metodologia Ativa Analítica- Aprendizagem Baseada no Problema - É um estudo de caso- O empreendedorismo através da análise da vida de Frida Kahlo. |
||
Descrição da proposta de abertura da aula: Apresentar atitudes empreendedoras e tipos de empreendedorismo. |
||
Descrição detalhada de como
será a aula: -Apresentar atitudes
empreendedoras e tipos de empreendedorismo. -Individualmente os alunos deverão apresentar uma anotação sobre os tipos de empreendedorismo e como podem melhorar a sociedade e apresentar pelo menos um exemplo que considere um tipo de empreendedorismo. No Blog: - Cartaz – Tipos de Empreendedorismo. - Imagem- Autorretrato de Frida Kahlo é leiloado por preço recorde de R$ 191,9 milhões Um dos
autorretratos da pintora mexicana Frida Kahlo quebrou vários recordes do
mercado de arte (16 de novembro de 2021) ao ser vendido por mais de R$ 191,9
milhões (US$ 34,9 milhões), o maior preço já pago pela obra de um artista
latino-americano em leilão. - Atividade: Aos 18 anos, qual foi o problema encontrado por
Frida Kahlo? Qual foi a solução? Comente a sua ATITUDE diante do problema. Depois de ter passado por diferentes tipos de empreendedorismo, você saberia identificar o tipo de empreendedorismo da pintora Frida Kahlo? |
||
Descrição da(s) forma(s) de avaliação: A avaliação será realizada através de um registro produzido a partir das observações e análise da explanação dos estudantes. |
||
Descrição do encerramento da aula: Fazer uma avaliação informal com questionamento dos alunos sobre o desenvolvimento da aula como também das atividades. |
Professora: Kíssila Eleonora
Alves Magalhães de Mello |
Turma: 1ºAno do Ensino Médio |
Semana: 3ª |
Título: Empreendedorismo
de Frida |
||
Tema do componente curricular: A EVOLUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO |
||
Objetivos a serem alcançados no período indicado: Entender e a evolução do empreendedorismo e exemplificar. |
||
Recursos necessários e descrição de como serão aplicados: Notebook, Datashow e Chromebooks. A aula será apresentada com notebook e Datashow. E os alunos usarão os Chromebooks para acessar o Blog. |
||
Nome e descrição da metodologia escolhida: Metodologia Ativa Analítica- Aprendizagem Baseada no Problema -É um estudo de caso- O empreendedorismo através da análise da vida de Frida Kahlo. |
||
Descrição da proposta de abertura da aula: Apresentação sobre a Evolução do Empreendedorismo. |
||
Descrição detalhada de como
será a aula: -Apresentação do conteúdo usando o Notebook e Datashow- Evolução do Empreendedorismo No Blog: Quando Frida morreu, sua casa se transformou em um museu. Hoje em dia, com a tecnologia, nós podemos fazer uma visita ao Museu Casa Azul-Frida Kahlo, sem sair de casa. Veja que bacana! Vou deixar o link abaixo para vocês disfrutarem dessa esplêndida visita ao México! Pelo celular, baixe o aplicativo Google Arts & Culture. -Link- https://www.recorridosvirtuales.com/frida_kahlo/museo_frida_kahlo.html - Atividade- Vivemos em um mundo em contínuo processo de transformação. Por exemplo, Frida Kahlo fazia seu autorretrato através da pintura em tela. Você sabia que a selfie é um autorretrato? Atualmente, as selfies caíram no gosto popular e tomaram conta da internet, principalmente no que diz respeito às redes sociais. Mas eis que o autorretrato não é de hoje. Sabe-se que muitos pintores, como Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio e Van Gogh fizeram autorretratos, mas Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, mais conhecida apenas como Frida Kahlo, facilmente pode ser considerada a rainha das selfies. Ao todo, foram 55 autorretratos, o equivalente a 1/3 da obra da artista mexicana. Reflita e comente sobre a evolução do autorretrato, (do antigo ao contemporâneos). O que isso representa para o empreendedorismo? |
||
Descrição da(s) forma(s) de avaliação: Avaliação será través do diagnóstico de participação e interesse, atenção e realização das atividades propostas. |
||
Descrição do encerramento da aula: Solicitar que os alunos deem a sua opinião sobre o conteúdo. |
Professora: Kíssila Eleonora
Alves Magalhães de Mello |
Turma: 1ºAno do Ensino Médio |
Semana: 4ª |
Título: Empreendedorismo
de Frida |
||
Tema do componente curricular: QUEM É O EMPREENDEDOR? |
||
Objetivos a serem alcançados no período indicado: Levar o aluno a perceber as características empreendedoras que podem ser cultivadas ao longo do processo de formação de sua identidade pessoal. |
||
Recursos necessários e descrição de como serão aplicados: Notebook, Datashow e Chromebooks. E a aula será apresentada com notebook e Datashow. E os alunos usarão os Chromebooks para acessar o Blog. |
||
Nome e descrição da metodologia escolhida: Metodologia Ativa Analítica- Aprendizagem Baseada no Problema -É um estudo de caso- O empreendedorismo através da análise da vida de Frida Kahlo. |
||
Descrição da proposta de abertura da aula: Apresentar vídeos com histórias de empreendedores. |
||
Descrição detalhada de como
será a aula: -Apresentar vídeos com
histórias de empreendedores. - Vídeo SEBRAE- Histórias de alguns
empreendedores brasileiros “gente como a gente” -Atividade em grupo- Fazer uma entrevista com um empreendedor da cidade. No Blog: - Vídeo- Zamba é um personagem
da televisão, do género educativo, do canal infantil y juvenil argentino
Pakapaka. Zamba participa de uma excursão ao Museo de Bellas Artes - Frida
Kahlo -Atividade- Quem é a empreendedora Frida Kahlo? Assista ao video e identifique as características e atitudes da artista diante da vida. https://www.youtube.com/watch?v=vHnqWrhXYlM |
||
Descrição da(s) forma(s) de avaliação: A avaliação será através da participação e interação junto as atividades realizadas. Acompanhar todo o desenvolvimento dos estudantes, fazendo análise como um todo. |
||
Descrição do encerramento da aula: Fazer uma avaliação informal com questionamento dos alunos sobre o desenvolvimento da aula como também das atividades. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário